A Linguagem
Esta linguagem tão utilizada a tempos atrás é primordialmente simples, fácil e até interessante de ser utilizada. Com uma sintaxe de fácil aprendizado, e sem muitas frescuras, mas muito poderosa, poderíamos dizer que seria um grande avanço para ser utilizada no desenvolvimento mobile (o "poderia" tem explicação!).Como utiliza o Pascal como linguagem o Delphi torna-se uma das linguagens que, acredito ser, uma das mais didáticas que podemos encontrar, como disse anteriormente, ela é fácil de utilizar, sendo assim, fácil de aprender.
Quem não está familiarizado com ela seria interessante dar uma de curioso e correr um pouco atrás.
A conferência
Dia 31 de Outubro de 2013, dia de conferir as novidades de uma linguagem que estava deixando carentes seus fãs.A conferência realmente foi algo digno de "alguém" que merece todo respeito. Vários MVP's que são profundos conhecedores da linguagem, da IDE e da própria empresa que desenvolve os produtos para esta linguagem (Embarcadero).
Foram apresentadas diversas demonstrações do uso da linguagem, de seus novos poderes: "Coisa mais linda de se ver". No mesmo código desenvolvemos um projeto para iOS, Android, Win32...
Como estamos num blog para Android, obviamente, vamos falar da parte Android. A Linguagem vem com uma novidade, diferente do "java" que utiliza o Dalvik para rodar suas aplicações o Delphi cria um programa nativo para Android, algo interessante, pode deixar programas mais rápidos e com acesso ao hardware mais fácil.
Mas como toda conferência só a parte "bonitinha" é apresentada, logo após a conferência fomos correr atrás dos problemas. Estes detalhes chegam a desanimar (aqui entra o "poderia"):
- Tamanho de APK: O APK é o pacote instalável gerado para os equipamentos Android, ou seja, tendo um APK posso instalar em "qualquer" Android (nem tanto, mas é quase isso). Como o Delphi cria seu programa de forma nativa ele leva junto com ele todo um "aparato" para criação de telas e outros, ou seja, um pacote fica cheio de coisas que "não vemos". Enquanto no java temos algo com alguns Kb's em Delphi partimos dos 5MB. Claro, não é um aumento exponencial, mas é algo que não é "bonito" de se ver.
- Aparelhos suportados: Fiz um programa com a versão Trial do RAD Studio, apenas um botão, coloquei para rodar em meu aparelho Android e então veio a surpresa, não roda. Busquei vários blogs para entender, encontrei: Meu equipamento (e MUITOS outros) não é suportado. O Delphi, como gera programa nativo, não suporta todos os hardwares, apenas ARMv7 com suporte a NEON, não vou aqui explicar o que é isso, mas vou dizer que é algo que "sacrifica" muito nosso país atrasado. Temos muitos equipamentos que em outros países são obsoletos, mas que continuaremos utilizando e o Delphi não dará suporte a eles.
Comentários
Foi muito interessante esta entrada de uma nova linguagem no mundo Android, uma concorrência, um lugar para correr, fugir para aqueles que não tem muito interesse em Java. Mas fica aqui minha tristeza, meu equipamento não é suportado por esta nova linguagem e como não penso em mudar de aparelho tão cedo, preciso de uma alma caridosa para a doação de um equipamento, mas isso fica só na piada.
Em relação ao tamanho do pacote, parece que não irá mudar de tamanho num futuro próximo, mas possivelmente programas feitos em Delphi possam utilizar a mesma estrutura "invisível", ou seja, um "pacote biblioteca" (diferente de máquina virtual) só para não carregar os instaladores (APK's). Mas foi apenas informação de bastidores, impossível saber se conseguirão fazer.
Novos comentários, e até alguns comparativos, serão feitos aqui no Blog, programas em Java e Delphi e análises de alguns resultados (e expectativas).
Até uma próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário