quinta-feira, 6 de março de 2014

Tablet Genesis GT-7306: Bom, bonito e barato... Desempenho...

Olá a todos,

Estamos voltando com um post um pouco diferente. Adquiri um equipamento novo, um Tablet Genesis GT-7306. Neste post vou contar um pouco as aventuras com este equipamento e minha opinião pessoal sobre ele.




Início este post comentando sobre a compra deste equipamento. Fiz a busca por vários meses por um equipamento que apresentasse algumas funcionalidades que me interessavam. São elas:

  1. WiFi e 3G: Por motivos óbvios, hoje não tem como ter um equipamento deste tipo e não querer acesso a internet de todas as formas possíveis. WiFi ele possui, mas o 3G só através de modem externo. Para mim este item não era problema, eu já possuía um modem externo.
  2. USB para Teclado: Ainda não fiz a aquisição do teclado e case, mas logo estará comprado, prefiro muito mais um teclado físico do que o virtual, questão de preferência mesmo.
  3. Cartão de memória: Por incrível que parece alguns equipamentos não poderiam ter sua memória expandida, já que não possuem entrada para cartão de memória.
  4. 1Gb de Ram e Processador Dual Core: Tenho um celular simples LG Optimus Hub (e510), ele possui um processador de 800mhz e 512Mb de memória Ram que deixa a desejar para aplicativos um pouco mais "complexos", então o ideal seria ter algo um pouco melhor.
  5. Tela de 7": Sim, sou daqueles que gosta de algo não muito gigante, os tablets de 8 ou 10" são grandes demais, muitas vezes difíceis de manusear.

1. Compra

Os tablets "oficiais" (iPad, Galaxy Tab, entre outros) aparentam bom desempenho, mas nem sempre tem tudo que você gostaria. Decidi fazer a busca por equipamentos genéricos. Minha grata surpresa foi o preço que encontrei. Tablets da Foston variavam entre 250 e 300 reais, mas nem sempre tinham o que queria e então encontrei os da Genesis, variando de 300 a 400 reais. Bem, logo me interessei e fiz a aquisição. No velho e bom MercadoLivre: R$ 329,00 (mais frete).

O equipamento veio em uma caixa muito bonitinha (vide primeira imagem). 

2. Abrindo a caixa

Vamos a segunda parte, abrindo a caixa. Vi que a embalagem estava em perfeitas condições e tudo funcionava a contento. Além do próprio Tablet ainda temos um Fone de Ouvido, Carregador AC/DC, cabo USB e Manual de Usuário.

Como um ótimo usuário que sou fui ler o manual. Óbvio que li apenas a parte que me interessava que era correspondente a carga da bateria. E já adiantando, solicita que as duas primeiras cargas sejam de 6 horas (depois que o equipamento solicitar a carga) e as próximas cargas de PELO MENOS 4 horas. Ou seja, não carregar pela metade.

Sem muito mistério e tudo funciona sem reclamações.

3. Brincando com o equipamento (voltando a ser criança)



Vamos a terceira parte, "brincando" com o tablet. Primeiro passo que sempre dou ao comprar um novo equipamento é fazer o teste completo, ou seja, testar todas as funcionalidades, entradas e ver a especificação (esta estará apresentada na próxima seção deste post).

Aparentemente tudo funcionando, não tive problemas até aqui.

Mas nem tudo são flores... Após ligar o equipamento percebi que ele não demora para inicializar, mas demora para você ter ele "pronto". Estranho isso não é? Mas explico. Sei que todo equipamento tem um tempo de inicialização, e com os novos sistemas operacionais e vários itens esta inicialização pode ter um tempo longo, mas no caso do Tablet este tempo não foi longo. Mas ao tentar abrir algum programa percebi que o sistema ainda não estava "liberado", ou seja, o sistema ainda estava inicializando serviços transparentes ao usuário. E isso ocorre toda vez ao ligar o equipamento. Após alguns testes percebi que apenas após cerca de 5 minutos (isso mesmo, pasmem) daí temos o equipamento todo liberado para nosso uso.

Além disso o equipamento é um pouco pesado para seu tamanho. Tenho amigos que possuem iPad e Galaxy Tab, fui comparar os pesos e senti que o Genesis chegava a ter um peso maior ou muito próximo do iPad de 10". Mas isso nem é algo que atrapalhe.

No quesito desempenho (após os 5 minutos) senti que o Dual Core não é tão "dual" assim, deixa um pouco a desejar, ainda não fiz todos os testes possíveis, mas algumas inicializações são um pouco lentas. Após iniciado parece que o sistema consegue manter o aplicativo de forma melhor.

Tenho usado o Tablet mais para leitura de pdf e vi uma gigantesca diferença em relação ao meu pobre celular (o LG Hub mencionado acima). Além da tela (que nem precisava comentar) o tablet apresenta as páginas de forma bem mais rápida e sem travamentos, algo que acontecia no celular e demorava para voltar.

No acesso a internet o Tablet é fraco. Explicando, várias páginas que acesso com o próprio celular no tablet parece que a demora para a apresentação é maior, não sei explicar exatamente o motivo, já utilizei outros navegadores além do padrão e parece que a ocorrência deste fato continua.

Em relação a aplicativos (vamos de Facebook), tudo perfeito, abre de forma bastante rápida e até hoje (três semanas de uso) nunca ocorreu o travamento, algo que é normal no celular.

Bem, vamos continuar testando e veremos o que podemos encontrar de mais interessante. Agora apresento as especificações básicas do equipamento.


4. Especificações




MarcaGenesis
ModeloGT-7306
Tela7"
Memória Ram1Gb
ProcessadorDual Core 1.2Ghz
Android4.2.2
PreçoR$ 329,00
Data18/02/2014



35 comentários:

  1. Cara olá, td bem. TB adquiri um genesis gt7306 e o meu tem travado muito. Ai tenho de desligar e religar. Outra coisa, na caixa diz que ele tem 8gb internos, mas eu só encontro 4,86 de espaço interno e + 0,98. Onde estão os quase 3gb que faltam? VC achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o tablet não chegou a travar, mas você já olhou a atualização que eles possuem (http://www.everteksa.com/drivers_sec_54_pt.php)? No meu caso não mudou muita coisa, mas acho que para você pode melhorar. Sobre os 8 Gb, o meu também é dessa forma 1Gb Interno, 4,49 em um SD virtual, estou tentando buscar informações, assim que tiver volto a responder.

      Excluir
    2. Olá Karol,

      Pelo que entendi o espaço total da memória interna do aparelho é de 8GB, no entanto o sistema operacional e todos os aplicativos instalados são armazenados neste mesmo espaço.

      Sobra apenas esses 4 gigas e pouco.

      Excluir
  2. 329,00 + frete achei q ta caro ,paguei nesse 250,00$, vamos ver ate onde vai da ,
    como ta o tablet seu agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulinho, o Tablet continua na mesma, lento na inicialização, para aplicativos é bom, mas para o acesso a internet (browser) é muito ruim no começo e ao longo do tempo melhora. Já ouvi dizer que trava bastante para algumas pessoas, no meu caso nunca ocorreu e no seu?

      Excluir
    2. Depois de alguns meses ele esta otimo sem defeito etc.to satisfeito
      A bateria dura muito .gosto muito desse genessis .abrs

      Excluir
  3. Olá, comprei este tablet a 1 mes, e ele tem travado seguido,
    a ponto de eu ter q instalar dois aplicativos para limpar a ram, e outro para limpar o cache
    depois que instalei esses aplicativos ele deu um ganho consideravel,
    a tv é muito satisfatoria, tendo travado apenas uma ou outra vez, muito embora depois de eu a usar tenho que reiniciar o tablet para ele funcionar normalmente
    mas mesmo assim adorei a aquisição e recomendo pois o custo beneficio é excelente.
    softwares que eu me referir para limpar cache e memoria ram:
    cache clear
    ram booster
    bu bateria saver
    (em ambos uso o widget de ambos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, também não tenho grandes reclamações sobre o Tablet, para os fins que adquiri ele corresponde muito bem. Minha TV nunca travou, usei diversas vezes, mas por poucos períodos, cerca de meia hora a uma hora no máximo. E obrigado por contribuir com o pessoal indicando aplicativos para melhorá-lo.

      Excluir
  4. Eu que agradeço por esse espaço para falar desse equipamento.
    posso contribuir com mais alguma coisas....
    se quiseres posso te enviar fotos de como fico o tablet com a case com teclado, estou usando o teclado da case e um mouse sem fio ao mesmo tempo sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse tablet, ele é muito lento, trava em quase tudo, tenho q apertar o touch bem forte pra reconhecer o toque, vi que a frequencia de clock minima dele é de 60mhz e a maxima é de 900mhz, é justamente isso que q deixa o aparelho lento, temos q de alguma forma descobrir como alterar a frequencia de clock, o minimo deveria ser 300mhz e o maximo deveria ser 1190mhz, compramos um tablet que na verdade possui cpu dual core de 900mhz. Quando o tablet esta com a tela desligada e vcs ligam a tela, ele inicia com 60mhz, por isso é lento na inicializacao. Achei um tutorial na internet de como alterar o clock, só que o programa que o cara deixou esta off, chama-se android manager e nao o encontrei na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando adquiri meu tablet ele veio com duas películas de proteção, pode ser que isso esteja atrapalhando o seu tablet, tente verificar sem as películas se o touch melhora. Sobre o software o melhor é buscar na Play Store da Google, quem sabe foi publicado lá (https://play.google.com/store). Obrigado pelo comentário e estamos a disposição.

      Excluir
  6. ACABARAM OS PROBLEMAS DE LENTIDÃO GURIZADA (overclock)...
    Consegui resolver os problemas de lentidão do nosso tablet:

    http://www.4shared.com/rar/_Rw8p4p7ce/root_gt7306.html

    baixem esse arquivo que disponibilizei no 4shared,
    vai ter 4 arquivos dentro:

    1 passo:
    descompactem tudo;

    2 passo:
    instalem no pc(testei no xp) o universaladbdriver;

    3 passo:
    instalem o kingo root;

    voces vao rootiar o 7306 dessa forma:

    abram o kingo root;
    conectem o tablet em modo de depuração;
    ele vai demorar um pouco mas vai aparecer uma tela com um botao escrito ROOT
    cliquem nele;
    vai demorar um pouco mas vai reiniciar o tablet, nesse momento ele ja vai estar root;
    vai aparecer um programa no tabler com nome supersu;

    4 passo:
    instalem no tablet o arquivo supersu chave pro, é a chave de usuario pro;

    5 passo:
    instalem no tablet o setcpu

    6 passo:
    abram o setcpu, nele voces podem setar o clock minimo e maximo do tablet, cliquem set boot para iniciar com a configuração que voces deixaram

    minha configuração:
    minima: 720
    maxima 1200 (clock maximo dele, nao recomendo acima disso)

    reiniciem o tablet
    a inicialização vai continuar um pouco lenta mas isso é padrao do tablet
    mas depois disso ele ficarar muito,muito mais rapido
    o facebook e a internet ficaram super rapidos depois disso.

    para axiliar instalem o ram boost e o du bateria widget para auxiliar a limpeza da ram

    com isso estaremos paroveitando o maximo do tablet.

    recomendação: como estamos dando overclock é melhor manter ele desligado quando nao iremos utilizar ele por algum tempo.
    ele vai esquenta um pouco mais do que o normal, mas isso acontece pois a cpu vai estar funcionando mais rapido

    espero ter ajudado e qualquer coisa comentem que vou tentar ajudar
    pra quem der certo, peço que comentem pra incentivar o trabalho :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, agradeço mais uma vez pelo comentário e por estar disponibilizando um pouco do seu tempo para ajudar outras pessoas. Estarei escrevendo um post exclusivo sobre este assunto e, claro, com agradecimentos pela sua ajuda. Só com ajuda de todos podemos melhorar nossos equipamentos. Obrigado.

      Excluir
    2. Opa ta tranquilo, se precisar de uma ajuda é só falar.
      e que bom que pude ajuda
      abraços

      Excluir
    3. Anderson por favor me ajude, não estou conseguindo encontrar para baixar o setcpu, só consigo ir até o passo 4 do 5 em diante não consigo mais, não estou conseguindo finalizar o procedimento. Desde já te agradeço.

      Excluir
    4. Olá José carlos
      O Cyborg, dono do blog, fez um post com tudo para rootiar o tablet. Da uma olhada
      http://desbravadroid.blogspot.com.br/2014/06/tablet-genesis-gt-7306-melhorando-o.html

      Excluir
  7. Olá amigo vi o seu review e penso q pode me ajudar,..comprei um gt 7306 genesis e baixei o game guship battle helicóptero 3d e o movimento de subir e descer dos helicóptero não funciona será que vc consegue descobrir o problema ou pode estar com defeito o acelerômetro do giroscópio do tablete, o menu não da muitas opções apenas duas as quais já executei mas continua na mesma? este é meu gmail...deltawx88ky@gmail.com Te agradeço desde já,me ajude!
    https://www.youtube.com/watch?v=QWnZszsnRpU este é o link do jogo ok. abço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidney, fiz a instalação no tablet e realmente o problema ocorre. Fiz os testes com as opções disponíveis em configuração/tela/accelerometer coordinate system e em um deles o jogo piorou. Vou buscar por aplicativos que testem o acelerômetro e volto a responder.

      Excluir
    2. Olá Sidney, como prometido fui verificar o problema que ocorre com este tablet e o jogo em questão. Utilizei o programa Sensor List para entender o comportamento do acelerômetro. Temos um GSensor neste equipamento do tipo MXC622X, pelo que pesquisei ele possui apenas 2 eixos ao invés de 3. Desta forma quando rodei o Sensor List a coordenada Z fica em 0 (zero) o tempo todo. A menos que seja lançada alguma correção para simular o terceiro eixo acredito que este jogo fica inviável para este Tablet.

      Excluir
    3. Ola amigos/as:
      agradeço muito pela suas atençoes realmente conclu´´i que para jogos de tres direções ele não suporta,j´´a faz um bom tempo q estou com ele parado pois deu loop infinito e o phoenix versão 1.06 não o reconhece se poderem me orientar em uma solução p/ entrar modo recovery j´´a q ñ tem o botão fisico para dar o enter de,agradeço,desculpem pela demora do retorno...obgdo!!!

      Excluir
  8. Olá pessoal, adquiri um Genesis Gt7306 e ele já foi parar na assistência técnica pq não saía da tela de entrada, era problema de solda q foi resolvido mas depois travou novamente e foi reinstalado o software mas o que noto é q ele não aguenta muito nos videos ele trava e tenho desliga-lo. Gostaria de saber se o Anderson ou alguém que tenha feito os procedimentos continuam obtendo sucesso. Afinal comprei o tablet mais para meu filho autista, q adora vídeos do YouTube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, tente atualizar o sistema, o procedimento está descrito nos comentários e existe uma postasgem no blog com o passo a passo. A melhora é significativa. Se a falha persistir faça o reset para configuração de fábrica em Configuração/fazer backup e redefinir. Se mesmo assim não resolver acredito que seu equipamento esteja ainda com problema.

      Excluir
  9. Olá angela,
    o meu tablet continua funcionando perfeitamente, talves tu tenha que da um reset nele, ou volta pras configurações de fabrica. abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo,antes de mais quero te agradecer pelo retorno..;infelismente uma nova situação ocorreu após uns tres dias em que lhe postei meu comentario e desta vez bem mais grave.
    O infeliz gt 7306 ñ se contentou só com o problema no giroscópio acelerômetro mas resolveu travar na tela iniciar e fica só tentando continuamente e ñ reinicia já assisti vários videos em que outros estão com este mesmo problema o que me faz pensar que desta vez entrei numa fria com a marca genesis tablets,estou tentando ver se acho um video de alguem que conseguiu resolver o tal problema o meu ficou igual a deste cujo link ai está caso queira verificar https://www.youtube.com/watch?v=s3OOEYw-sj8 se vc conseguir resposta pra mais esta...serei seu eterno agradecido,Fã...mais uma ves desde de já meu muito,,,obrigado!!! pela sua preciosa,,,atenção..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidney,

      Isto é algo que nunca ocorreu com o meu tablet, possivelmente algum aplicativo (como o caso do vídeo) ou mesmo dados fizeram com que o sistema Android fique instável e não consiga finalizar a inicialização. Vou tentar te ajudar, meio às cegas, já que nunca vi isso ocorrer. Segue os passos que eu (no seu lugar) faria, pode ser que você já tenha feito isso, mas não custa tentar fazer de novo:

      1) Reset simples: ao lado do botão HOME no aparelho, onde estão as conexões USB e também o botão Liga/Desliga, existe o Reset, basta colocar um objeto fino e aguardar 3 a 5 segundos e vai resetar.

      Não deu certo, prosseguindo...

      2) Atualizar: Existe o update que retorna o tablet a configuração padrão. Você irá perder seus aplicativos instalados, mas vale a pena. Copie o arquivo deste link http://www.everteksa.com/drive/update_7306.zip e assista ao vídeo oficial para fazer o Update: https://www.youtube.com/watch?v=0IqNSc5N8h4. Lembre-se que no vídeo, antes de conectar o cabo no Tablet, o Tablet está desligado e então deve-se pressionar a tecla HOME e conectar o cabo.

      Ainda não funcionou...

      3) Última tentativa: No programa que vem com o update (PhoenixSuit) existe a Aba "APK" nela existe o modo "Recovery". Repita o processo do vídeo de atualizar até o momento que aparece a pergunta se deseja atualizar, coloque NÃO. Vá para Aba "APK" e selecione "Recovery". O Tablet irá reiniciar e entrará na tela de Recuperação do sistema, tente voltar ao padrão de fábrica e apague os dados dos usuário (Wipe Data).

      Se depois disso o Tablet não voltar, não conseguirei mais te ajudar, já que não sei o processo que levou a este problema. Mas se tiver algo que possa fazer para auxiliar, me avise.

      Até mais.

      Excluir
    2. Já fiz o procedimento milhares de vez mas o problema sempre volta a se repitir

      Excluir
  11. O meu tablet mostra somente 825 de memoria ram esta certo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Verifiquei e está correta a informação o Tablet possui 1Gb DDR, mas pode ser utilizado com aplicativos 825Mb. Caso queira verificar baixe o programa CPU Identifier (disponível no Google Play), ele te dará todas as informações de seu Tablet.

      Excluir
  12. Minha mãe ganhou um aparelho desses mas não baixa nd da Google store ou play store. Ah alguma outra forma disso?

    ResponderExcluir
  13. A genesis tinha que fazer uma atualização que realmente desse certo e fizesse essa bosta funcionar direito mas eles não estão nem ai pra gente.

    ResponderExcluir
  14. Olá!!! Saberia me dizer se o modelo é compatível com modem Huawei E303? Já tentei configurar de diversas formas, mas sem sucesso algum, pois aparece uma mensagem não reconhecendo o modem

    ResponderExcluir
  15. Oi eu gostaria de saber como faço pra reservo
    Eu tablet pelo o botão não resert não aparecer fazer backup mais e só fica mostrando lamentamos o processo com.google.process foi interrompido

    ResponderExcluir
  16. Oi eu gostaria de saber como faço pra reservo
    Eu tablet pelo o botão não resert não aparecer fazer backup mais e só fica mostrando lamentamos o processo com.google.process foi interrompido

    ResponderExcluir
  17. O Wi-Fi dele nao funciona oq posso fazer

    ResponderExcluir