Sejam bem vindos a mais um post abordando um pouco sobre o mundo Android. Neste post não trataremos sobre programação, mas sim sobre atualizações de Android, mais especificamente um Motorola BackFlip com Android 1.5 e chip da Vivo.
Sempre é bom começar com uma historinha encantada!
Certo dia estava eu com um Motorola BackFlip com MotoBlur, todo feliz e contente... Acabou a bateria por completo e deixei carregando. No outro dia liguei o celular. Ótimo, mas onde está o sinal? Apenas Serviço de Emergência. Tudo bem, vamos reiniciar o celular... Esperei 1 minuto, 2, 3, ..., 10... Ficou travado no M da Motorola... Fazendo uma busca rápida no Google percebi que várias pessoas tiveram este problema, ou seja, isto é "normal" acontecer com um BackFlip. O que fazer agora?
Agora vem a brincadeira. Não é para qualquer pessoa, mesmo sendo fácil, é chato. Encontrei dezenas e dezenas de links para destravar, mas, mais ainda, para Atualizar o sistema Android deste celular. Então faremos as duas. As duas que deram certo, claro...
Destravando o celular
Antes de mais nada quero ver o celular destravado! E para isso segui um tutorial simples, mas que em muitos sites estava totalmente errado. A seguir estão os passos que realmente tive que seguir:
1) Desligue o celular (caso não consiga com o botão de liga/desliga então retire a bateria e deixe alguns segundos fora)
2) Pressione e segure o botão da câmera (isso mesmo, câmera) e depois pressione o botão liga/desliga até surgir uma tela Azul com o descritivo "Boot loader USB Init".
3) Solte o botão da câmera
4) Pressione e solte o botão liga/desliga. Irá aparecer na tela o descrito "Press reset key..." e o celular irá reiniciar
5) Ao aparecer o "M" de logotipo da Motorola pressione e segure o botão da câmera novamente.
6) Irá aparecer a mensagem "PLEASE RELEASE CAMERA KEY". Solte o botão da câmera, será apresentado o Menu chamado "Recovery Mode" com os itens:
VOLUME UP
VOLUME DOWN
7) Pressione o botão de baixar o volume ("VOLUME DOWN"). Irá aparecer a mensagem "VOLUME UP KEY PRESSED". Isso mesmo VOLUME UP, não se preocupe, apenas aguarde. Aguarde muito, esperei cerca de 2 minutos, irá aparecer um Triângulo amarelo com uma exclamação e um novo menu.
8) Com o Flip fechado, pressione na tela embaixo a direita (acima do botão de voltar)
9) Escolha "wipe data / factory reset" na tela
10) Pressione "Ok". Espere pela mensagem “data wipe complete”
11) Pressione "reboot system now"
12) Pressione "Ok" . O seu aparelho irá reiniciar e agora deve destravar.
Lindo isso não? Mas complicado, eu sei... No link abaixo tem o que me ajudou, mas tive que olhar em diversos outros lugares para entender por completo:
Atualização BackFlip Android 1.5 para 2.3.7 (CyanogenMod 7)
Bem, já que o celular estava perdido e já que ele tem várias coisas chatas (as vezes para atender trava e não consegue atender), que tal uma bela atualização?
Sim, isso mesmo, aventura é o que queremos. Já indico que é algo que pode danificar o celular, no meu caso quase, mas não aconteceu, mas também tenho que dizer, o celular ficou mais rápido e o consumo da bateria diminui consideravelmente, minha opinião: Vale a pena tentar!
Utilizei diretamente o link abaixo e correu tudo bem:
Link: BackFlip 1.5 para 2.3.7
IMPRESCINDÍVEL: BATERIA COM 100% DE CARGA.
1º Liberando o celular para Root
Explicação: Sem ser um SuperUsuário não é possível alterar configurações do celular, então este passo é extremamente necessário.
Instale os drivers usb da Motorola. (Neste link temos o aplicativo da Motorola que pode lhe ajudar: http://www.motorola.com/Support/BR-PT/Support-Homepage/Software-and-Drivers/USB-and-PC-Charging-Drivers)
Reinicie seu computador;
Baixe o programa SuperOneClick (http://www.superdownloads.com.br/download/75/superoneclick/).
Descompacte este arquivo no C:\
Ative o modo depuração USB no celular (Config/Desenvolvimento/Depuração de USB)
Plugue o aparelho no PC e execute o executável do SuperOneClick (que está dentro da pasta que foi criada no C:\)
Clique no botão Root
Vão aparecer vários pedidos de confirmação. Aceite todos.
No final aparecera a informação que o Root foi efetuado com sucesso.
Pronto! Você conseguiu instalar o aplicativo que libera o acesso root (acesso de super usuário) no seu Backflip. Reinicie o telefone para que a alteração tenha efeito.
2º Instale a versão final do Recovery v2.0 final do j_r0dd
Explicação: Fazer backup do que já temos! Caso seja necessário poderemos voltar ao estado anterior.
Baixe o arquivo recovery-j_r0dd-2.0-backflip.img (http://cmw.22aaf3.com/motus/recovery/recovery-j_r0dd-2.0-backflip.img);
Copie este arquivo para a raiz do seu cartão de memória que está no telefone;
No telefone, procure no Market o aplicativo “Connectbot” e instale-o;
Abra o “Connectbot” no telefone;
Dentro do Connectbot, para abrir o console que precisamos usar, troque na caixa de seleção o ítem “ssh” por “local”, digite qualquer nome na caixa ao lado e depois aperte “enter” no teclado físico do telefone);
Digite os seguintes comandos nesta tela (do telefone):
1. su (“su” siginifica que você está pedindo o acesso de superusuário. Aqui pode acontecer do aplicativo de root perguntar se você permite ou não este acesso. Marque “Lembrar esta opção” e permita. Se por um acaso continuar aparecendo o “$” no início da linha ou der algum erro, feche o Connectbot e abra-o novamente.)
2. cd system
3. rm recovery.img (se der algum erro aqui, não tem problema)
4. flash_image recovery /sdcard/recovery-j_r0dd-2.0-backflip.img
Pronto! A versão Final 2.0 do Recovery foi instalada. Para quem estiver com a versão antiga, recomendo que atualize!
3º Backup: Salvando o estado atual do seu celular
Explicação: Todo tipo de atualização pode falhar, então salvar o estado atual para podermos voltar ao que era é sempre importante.
Sempre que efetuar qualquer update, efetue backup de nadroid!!!
Inicie o telefone em modo Recovery - Lembra disso?:
- Desligue o telefone;
- Ligue-o segurando o botão da câmera. Vai aparecer uma tela azul com o “M” da Motorola. Solte o botão da câmera e dê 1 toque no botão de ligar. Ele vai reiniciar novamente;
- Assim que aparecer uma tela branca com o “M” da Motorola, aperte o botão da câmera e segure até que uma tela preta seja mostrada. Nesta tela, aperte o botão de volume “para baixo” uma vez e aguarde até que lhe seja mostrada uma tela com um robô android e várias opções.
Caso apareça uma tela com a figura de um "Triângulo com Exclamação" o arquivo "recovery" não foi instalado! Refaça o 2º passo.
Na tela do recovery, vá a Backup/Restore. Existem três opções: Backup, Backup + EXT e Restore
Clique na opção Backup apertando o botão Home. Ele vai pedir para confirmar, aperte novamente o botão Home.
Pronto! Foi criado um backup no seu cartão de memória. Caso aconteça alguma coisa de errado, basta você entrar no modo recovery, entrar na função backup/restore clicarem restore. Lá você seleciona o arquivo de nandroid que esta no seu cartão de memória. Assim, na teoria, você poderá recuperar seu telefone caso algo dê errado! É recomendável sempre efetuar um backup de nandroid antes de fazer qualquer update!
Eu precisei fazer Restore do meu BackFlip, ficou travado muito tempo na atualização, após fazer o Restore e tentar novamente funcionou, por isso, bateria a 100% de carga é necessário.
Utilize o botão de volume (baixo/cima) para navegar pelas opções e a tela Home como Enter
Na tela do recovery, vá a Backup/Restore. Existem três opções: Backup, Backup + EXT e Restore
Clique na opção Backup apertando o botão Home. Ele vai pedir para confirmar, aperte novamente o botão Home.
Pronto! Foi criado um backup no seu cartão de memória. Caso aconteça alguma coisa de errado, basta você entrar no modo recovery, entrar na função backup/restore clicarem restore. Lá você seleciona o arquivo de nandroid que esta no seu cartão de memória. Assim, na teoria, você poderá recuperar seu telefone caso algo dê errado! É recomendável sempre efetuar um backup de nandroid antes de fazer qualquer update!
Eu precisei fazer Restore do meu BackFlip, ficou travado muito tempo na atualização, após fazer o Restore e tentar novamente funcionou, por isso, bateria a 100% de carga é necessário.
4º Iniciando esta atualização de verdade
Explicação: Vamos atualizar! Os arquivos a serem baixados são facilmente encontrados na internet, para não ter um link quebrado achamos melhor não colocar neste tutorial.
- Baixe o arquivo signet-IT_radio.zip (este arquivo instala um controlador de sinal do celular, wifi, gps e rede de dados 3g. Lembre-se, este arquivo só funciona para operadoras brasileiras que utilizam a frequência 3G de 2100 mhz. Se você já tinha atualizado antes para as outras versões do Android, não precisa flashear este arquivo novamente);
- Baixe a ROM no link (baixe sempre o último arquivo disponível): ROM CyanogenMod 7
- Copie 02 arquivos para a raiz do seu cartão de memória (uma da ROMs 2.3.4, e (se você ainda esta no android 1.5 o signet-IT_radio.zip), sem descompactá-los;
- Ligue o telefone em modo Recovery. Vamos apagar todas as informações do telefone. (Se você já esta com Android atualizado e quer apenas mudar a versão da ROM, efetue este processo também!)
- Entre no menu “Wipe” (use os botões de volume para ir p/ cima ou p/ baixo e o botão Home para confirmar sua escolha. O botão de retorno “volta” para a tela anterior);
- Execute todos os wipes que estiverem ali dentro, COM EXCESSÃO do Wipe SD-Ext partition. Não faça esta! Se fizer, você pode inutilizar seu telefone. Faça somente o Wipe data, Wipe cache, Wipe Dalvik-cache, Wipe .android_secure e Wipe battery stats;
- Agora é a hora de flashear o rádio e a ROM: Se você já efetuou o update para uma versão superior a 1.5 do android, não aplique novamente o arquivo de radio. Ele pode travar o telefone.
- Aperte o botão retorno até que você volte para a 1ª tela do menu do recovery, onde você vai achar uma opção chamada “Flash zip from sd”;
- Acesse esta opção apertando o botão home;
- Escolha o arquivo “signed-IT_radio.zip” e confirme (botão home). Quando acabar, escolha a opção para rebootar o aparelho. Você vai ver uma tela preta com tarja azul lá embaixo que, pouco a pouco, vai ser preenchida com “#”. Quando ela estiver toda preenchida, o telefone vai reiniciar sozinho e retornar para o modo recovery (aquele com o robô android). Aguarde, pode demorar um pouco;
- Volte à opção “Flash zip from sd” e escolha o arquivo referente à ROM e confirme;
- Quando terminar o update da ROM, você automaticamente retornará para a tela inicial do modo recovery. Agora retire o cartão de memória (micro-sd) do aparelho e clique em "Reboot system now";
Seu telefone pode demorar cerca de 10 min para reiniciar. Quando ligar, aconselho efetuar um novo backup de nandroid;
Caso o telefone fique travado na tela com o M da Motorola, coloque ele em modo recovery, execute todos os wipes, com excessão do Wipe SD-Ext partition e aplique novamente a ROM (não aplique o arquivo de rádio). Não se esqueça de retirar o cartão de memória (micro-sd) do aparelho antes de clicar em Reboot system now.
5º Vamos ao Google Apps
Explicação: Possivelmente o Google Play (antigo Market) não esteja disponível sem esta atualização, então não custa fazer.
Google Appls compatível com o CyanogenMod7: http://goo-inside.me/gapps/
- Copie o arquivo “gapps-gb-20110828-signed.zip” para a raiz do cartão de memória;
- Inicie o telefone em modo Recovery
- Escolha a opção “Flash zip from sd”;
- Escolha o arquivo “gapps-gb-20110828-signed.zip” e confirme (botão home);
- Quando o processo terminar, o sistema irá retornar para a tela do recovery;
- Retire o cartão de memória;
- Reinicie o aparelho selecionando “Reboot system now”.
Ponto não muito positivo para alguns que gostam do BackFlip, o Blur foi embora...
Bem, chegamos ao final de mais um post. Temos vários itens interessantes neste post que podem ser executados a qualquer momento, mas é sempre bom tomar suas devidas precauções para não perder seus dados, nem seu telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário