terça-feira, 11 de setembro de 2012

Criando um projeto Android - Parte 1


Nesta série de posts faremos passo a passo a criação de um projeto Android explicando inicialmente as telas e as configurações necessárias para, depois desenvolvermos uma pequena aplicação, desenhando a tela, usando botões e outros controles, acessando banco de dados SQL, etc.

Usaremos o MotoDev como ambiente de desenvolvimento, mas poderá ser desenvolvido no Eclipse também.


Com o MotoDev aberto, vamos no menu File > New > Android Project Using Studio for Android



A seguinte tela será exibida. Nela fazemos as configurações iniciais do projeto:


No campo Project name damos o nome ao projeto.
Este nome aparecerá na lista de Projetos do Motodev, assim como será o nome do APK da aplicação (APK = Android Package, ou o instalador da sua aplicação Android).

Nas opções de Contents escolhemos se desejamos criar um novo projeto, usar um exemplo ou criar um projeto usando fontes ja existentes.
No nosso caso criaremos um novo projeto.

Em Target selecionamos a API alvo para a nossa aplicação.
Cada nova API possui novas funcionalidades e, se você deseja utilizar uma nova funcionalidade, deve se certificar de que ela surgiu na versão selecionada por você ou após ela.


Selecionamos a API Level 9, mas para nossa aplicação teste, qualquer versão poderia ter sido selecionada.

Em Application indicamos respectivamente:
  • o nome da aplicação;
  • o nome dos pacotes que serão gerados;
  • o nome da activity principal (tela principal da aplicação);
  • a versão minima de SDK que poderá executar essa aplicação (se seu dispositivo tiver versão inferior a versão minima, não executará a aplicação).

Apos essa configuração, basta clicar em Finish e o MotoDev gerará o "esqueleto" da aplicação.

A tela principal do MotoDev ficará dessa forma:


As pastas dentro do projeto contem os fontes, arquivos de configuração, arquivos de layout, resources (imagens, sons, etc), bibliotecas externas, etc.
As principais pastas são:

src (Source): onde ficam os fontes de sua aplicação;
gen (Generated java Files): arquivos que são gerados automaticamente pelo eclipse (não altere-os manualmente!);
bin (Binaries): onde são gerados os APKs e outros arquivos de compilação;
res (Resources): onde ficam os layouts das activitys, imagens, sons, etc.


O arquivo AndroidManifest.xml possui as configurações realizadas no inicio da criação do projeto e pode ser alterado manualmente.
Seu aspecto sera semelhante a esse:


<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="com.projeto01"
android:versionCode="1"
android:versionName="1.0">
<uses-sdk android:minSdkVersion="9" />

<application android:icon="@drawable/ic_launcher" android:label="@string/app_name">
<activity android:name="MainActivity"
android:label="@string/app_name">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>

</application>
</manifest>


No próximo post veremos com mais detalhes a IDE MotoDev e como funciona a manipulação de layouts das activities.

Até a próxima.

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