terça-feira, 21 de outubro de 2014

Embarcadero Conference: agora vai!

Olá a todos,

Vindo agora com mais um post sobre uma conferência que além de envolver uma linguagem muito utilizada também falou bastante sobre aplicativos móveis: Embarcadero Conference. Vamos falar um pouco sobre as novidades e este mundo já comentado aqui antes, com o post do RAD Studio XE5.


1. A Conferência

Trata-se da Embarcadero Conference 2014 (#ECon2014). Envolve o desenvolvimento e novidades relacionados principalmente ao mundo Delphi. Também possuem C++, mas pouco se fala nele durante a Conferência. Pelo visto estarão fazendo a Conferência anualmente, já que ano passado ocorreu (estivemos presentes) e este ano novamente.

2. Novidades do Ambiente (RAD Studio XE7)

Durante a conferência do ano passado verificamos que muita coisa ainda estava a ser feita, faltava estabilidade ao ambiente, apesar de uma cara nova problemas antigos continuavam a aparecer, mas com o surgimento desta nova versão parece que está estabilidade está próxima de ser alcançada. Segundo os especialistas na conferência, mexeram bastante para que os problemas fossem embora. E estão extremamente otimistas, segundo Marco Cantu (um grande colaborador, escritor e desenvolvedor Delphi) querem voltar a ser um dos maiores ambientes de desenvolvimento, assim como já foram no passado, e estão trabalhando com afinco para isso.

3. Comparação com outros ambientes

Sou um programador, desenvolvedor, analista (e jogador de futebol nas horas vagas) e tenho visto a evolução do ambiente RAD Studio. Tenho trabalhado nos últimos anos com Visual Studio, Eclipse, NetBeans, entre outros. Tenho experiência com o Delphi desde a versão 4 (tendo passado pelo 5, 6, 7, 2005, 2007, 2009, XE4, XE5 e logo XE7). Vejo que o ambiente perdeu muito espaço, visto que ficou um pouco no passado, o ambiente da Microsoft (Visual Studio), principalmente para pessoas mais novas, ainda é mais interessante, mais fácil de se trabalhar em relação ao RAD Studio, mas se as novidades forem verdadeiras (maior estabilidade e desejo de voltar a ser o melhor) vejo que o Delphi pode voltar a ser uma linguagem muito utilizada, espaço para isso tem, e por ser multiplataforma tem totais condições de invadir e dominar um bom terreno que outros não conseguirão.



4. Delphi: Desenvolvimento Multiplataforma


Sobre o desenvolvimento multiplataforma posso dizer que está muito adiantado, criaram novos componentes para permitir a total utilização das plataformas (iOS e Android), já se adiantaram e corrigiram possíveis problemas com o novo iOS 8 (a Apple deu uma de Microsoft e alterou itens que não ficaram compatíveis com versões anteriores) e, saindo um pouco do Móvel, já estão trabalhando com o novo Windows: Windows 10.

Continua com a facilidade de se trabalhar em todas as plataformas com apenas um código fonte, alguns itens podem ter que ser tratados em cada plataforma, mas já é um avanço. Existe realmente a facilidade na programação, sem ter que conhecer múltiplas linguagens ou várias formas de se programar um aplicativo para cada plataforma.

5. Conclusão

Vejo um futuro promissor, mas que ainda é futuro. É preciso melhorar bastante o ambiente para que fique fácil trabalhar, para que novos adeptos queiram entrar nesse mundo antigo e agora novo.

Acho válido dar uma chance e espiar um pouco sobre o novo ambiente, farei isso e você?

Bem, fico por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário